Friday, September 26, 2014

Por Barcos e Ondas



*****
Ah, Poeta!,-Que estrelas e sombras acolhes nos teus versos?
Afloras-me tu em silêncio por ser eu a fonte de jogos tão diversos,
Em toques de espelhos, como nos teatros velados por máscaras,
Metáforas dos lances de mim própria no destino das tuas páginas!
*
Ah, Vida!,-Como chegaria eu a pressentir-te por luzes e sombras, 
Sem navegar no teu mar, como os barcos em loucas ondas?
E até-no fogo das tuas raízes-colher cravos encarnados e liberdades,
Tal como o luar enfeitiça a noite ao suavizar as obscuridades!
*
Ah, Poeta!,-Se te afago nas minhas libações e mistérios,
Com alquimias de prumo que arrancas das minhas fábulas,
É porque te sinto a florir por mim no auge das tuas metáforas
Em voos rasgados ao coração dos meus encantos mais incertos.
*
Ah, Vida!, Mas se te sinto no alto, por metáforas de luzes e sombras,
Tal como os barcos no mar vão aos portos pelo desafio das ondas,
É porque te canto intensa no devir eterno dos prantos e sonhos,
Até tu-ninfa plena-arderes aqui, como a poesia nos meus olhos!...


Véu de Maya

No comments: